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Duração
35.0 horas
Informação sobre o curso LM - FCC - Formação contínua para Motoristas de Veículos Pesados de Mercadorias
Duração
35.0 horas
Nível Inicial
S/ atribuição
Nível Final
S/ atribuição
Dias
0
Área de Formação

Serviços de Transporte

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 – Condução defensiva, económica e ambiental Carga Horária Modular | 7h00
I.Otimização do consumo de combustível
II.Verificação diária do veículo e sua importância
III.Forças aplicadas aos veículos em movimento
IV.Utilização das relações da caixa de velocidades em função da carga do veículo e do perfil da estrada
V.Cálculo da carga útil de um veículo ou de um conjunto
VI.Técnicas de condução defensiva
VII.Cálculo do volume útil
VIII.Repartição da carga
IX.Consequências de sobrecarga nos eixos
X.Estabilidade do veículo e centro de gravidade
XI.Tipos de embalagens e suportes para a carga
XII.Principais categorias de mercadorias que necessitam de acondicionamento (técnicas de colocação de calços e acondicionamento, verificação dos dispositivos de acondicionamento, utilização dos meios de manutenção, colocação e retirada de toldos)

Módulo 2 e 3 – Regulamentação da atividade e laboral Carga Horária Modular | 14h00
I.Regulamentação nacional e internacional
II.Títulos para o exercício da atividade de transporte
III.Obrigações dos contratos modelo de transporte de mercadorias
IV.Redação dos documentos que constituem o contrato de transporte
V.Autorizações de transporte internacional
VI.Obrigações da convenção relativa ao contrato de transporte internacional de mercadorias por estrada (CMR)
VII.Redação da declaração de expedição
VIII.Passagem das fronteiras
IX.Transitários
X.Documentos especiais de acompanhamento de mercadorias
XI.Durações máximas do trabalho específicas para os transportes
XII.Princípios (aplicação prática através do uso do tacógrafo e da regulamentação em vigor)
XIII.Sanções em caso de não utilização, má utilização ou falsificação do tacógrafo
XIV.Conhecimento do ambiente social do transporte rodoviário (direitos e obrigações dos motoristas em matéria de qualificação inicial e de formação contínua)
XV.Igualdade de oportunidades e regulamentação aplicável

Módulo 4 – Sinistralidade Carga Horária Modular | 7h00
I - Tipologia dos acidentes de trabalho no sector dos transportes;
II - Estatísticas dos acidentes rodoviários;
III _ Envolvimento dos veículos pesados de mercadorias;
IV - Consequências em termos humanos, materiais e financeiros.

Módulo 5 – Mecanica e Electronica Carga Horária Modular | 7h00
I - Curvas de binário, curvas de potência, curvas de consumo específico de 1 motor;
II - Zona de utilização óptima de contra-rotações, diagramas de sobreposição das relações das caixas de velocidade;
III - Identificação dos componentes fundamentais das viaturas;
IV - Especificidades do circuito de travagem hidráulico-pneumático, utilização dos travões e sistemas retardadores; procura de melhor compromisso entre a velocidade e a relação de caixa, utilização da inércia do veículo, utilização dos meios de desaceleração e de travagem nas descidas, atitude a adoptar em caso de falha, detecção de pequenas avarias;

Objectivos

Atualizar os conhecimentos fundamentais para a atividade do motorista, com especial ênfase na segurança rodoviária e na racionalização do combustível;
Aprofundar o estudo das regras de segurança e condução defensiva; regulamentações; saúde, segurança rodoviária e ambiental, serviço e logística; e otimização da condução individual;
Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação;
Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de mercadorias;
Saber adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.

Objectivos Específicos

Saber otimizar o consumo de combustível;
Ser capaz de assegurar uma carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo;
Usar devidamente o tacógrafo;
Cumprir a legislação em vigor;
Aplicar a regulamentação nacional e internacional em vigor;
Conhecer e utilizar devidamente todos os documentos inerentes ao transporte de mercadorias;
Saber prevenir os riscos físicos;
Ter consciência da importância da aptidão física e mental;
Adotar uma postura adequada à imagem a transmitir pela empresa que representa;
Conhecer os papéis a desempenhar;
Fazer cumprir uma manutenção eficaz do veículo;
Manter uma postura assertiva com todos os intervenientes no transporte.

Avaliação

Sendo a formação um processo em que se pretende a qualificação dos formandos, o processo de avaliação de competências e conhecimentos deve ser claro, objetivo, e conhecido por todos os intervenientes no processo formativo.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA


A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.


AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA


Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

Pontualidade e Assiduidade;

Domínio dos Assuntos;

Generalização dos Saberes;

Participação;

Responsabilidade;

Relações Interpessoais.

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resulta final da avaliação contínua espelhado no modelo Resultados da Avaliação Contínua.


AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

Fichas / testes escritos;

Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

Apresentações sobre determinado tema;

Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente ‘Grelha de avaliação Final’ [Mod_020], sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.


A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

Avaliação Contínua Exame Escrito Classificação Final Resultado

3 – 5 8 - 15 11 – 20 Apto

Metodologia

Ao longo deste curso, e considerando as temáticas a abordar, a equipa pedagógica deverá recorrer aos seguintes métodos pedagógicos aplicando, em função dos conteúdos, o método mais adequado:
Método expositivo
Método interrogativo
Método ativo

Sempre que possível, assumirá primordial relevo o método ativo, focalizado no formando como potenciador dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação, não sendo de descurar os restantes métodos (expositivo e interrogativo).