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Duração
125.0 horas
Preço
1.000,00€
Informação sobre o curso TXI - Formação inicial para Motoristas de Táxi
Duração
125.0 horas
Nível Inicial
S/ atribuição
Nível Final
S/ atribuição
Dias
0
Preço
1.000,00€
Área de Formação

Serviços de Transporte

Conteúdos Programáticos

UFCD 11037 - Interação oral em inglês na atividade de motorista de táxi


Vocabulário técnico no âmbito da atividade de motorista de táxi


Funções da linguagem


Estrutura do funcionamento da língua


Regras de cortesia e convenções linguísticas


Comunicação assertiva simples no âmbito da atividade de motorista de táxi








UFCD 11038 - Comunicação e relacionamento interpessoal em contexto profissional


Desenvolvimento pessoal, relacional e social


Princípios da comunicação e do relacionamento interpessoal - processo, funções e elementos intervenientes


Fatores facilitadores e inibidores da comunicação


Comunicação verbal (oral) e comunicação não-verbal


Caraterísticas dos estilos de comunicação


Comunicação assertiva


Escuta ativa, empatia e controlo emocional


Processamento interno da informação


Perguntas no processo de comunicação


Mensagem


Imagem e comunicação


Técnicas de programação neurolinguística (PNL) na comunicação


Relações interpessoais no trabalho


Conflito nas relações interpessoais


Avaliação do processo de comunicação





UFCD 11039 - Regulamentação e técnica de condução


Normas legais de condução


Técnicas de condução


Regulamentação da atividade


Legislação do trabalho


Direitos e obrigações laborais enquanto trabalhador dependente e enquanto empresário





UFCD 11040 - Exercício da atividade


Aspetos práticos relativos ao transporte


Segurança do motorista


Segurança e saúde no transporte em táxi


Situações de emergência e primeiros socorros





UFCD 11041 - Componente prática


Aparelho taxímetro e dispositivo luminoso


Sistemas e equipamentos de segurança


Convenção (tabela de preços)


Faturação eletrónica


Preenchimento das folhas de serviço diário


Sistemas de informação e comunicação digital, incluindo de informação georreferenciada


Documentos do veículo e do motorista

Objectivos

Estabelecer com os passageiros um diálogo em inglês;


Identificar e adotar atitudes e comportamentos que reflitam minimamente valores de cooperação, respeito, tolerância e urbanidade;


Conduzir com segurança um veículo ligeiro de passageiros;


Fazer uma gestão racional do veículo;


Conduzir corretamente um veículo táxi;


Conhecer os seus direitos e deveres decorrentes da legislação aplicável ao acesso e exercício da profissão, e bem assim os aspetos mais relevantes da atividade de transporte em táxi;


Identificar os seus direitos e obrigações laborais;


Conhecer e utilizar devidamente todos os documentos inerentes ao transporte de passageiros;


Prestar auxilio ao cliente em qualquer momento do transporte;


Operar com sistemas de informação e comunicação;


Defender-se de agressões físicas;


Identificar os aspetos relevantes para a proteção da sua segurança e saúde e da dos passageiros;


Prevenir os riscos associados à atividade de taxista;


Reconhecer situações de emergência e aplicar procedimentos e adotar providências adequadas;


Adequar os conhecimentos teóricos adquiridos às exigências da profissão e especificidades do mercado de trabalho.

Objectivos Específicos

Estabelecer com os passageiros um diálogo em inglês; Identificar e adotar atitudes e comportamentos que reflitam minimamente valores de cooperação, respeito, tolerância e urbanidade; Conduzir com segurança um veículo ligeiro de passageiros; Fazer uma gestão racional do veículo; Conduzir corretamente um veículo táxi; Conhecer os seus direitos e deveres decorrentes da legislação aplicável ao acesso e exercício da profissão, e bem assim os aspetos mais relevantes da atividade de transporte em táxi; Identificar os seus direitos e obrigações laborais; Conhecer e utilizar devidamente todos os documentos inerentes ao transporte de passageiros; Prestar auxilio ao cliente em qualquer momento do transporte; Operar com sistemas de informação e comunicação; Defender-se de agressões físicas; Identificar os aspetos relevantes para a proteção da sua segurança e saúde e da dos passageiros; Prevenir os riscos associados à atividade de taxista; Reconhecer situações de emergência e aplicar procedimentos e adotar providências adequadas; Adequar os conhecimentos teóricos adquiridos às exigências da profissão e especificidades do mercado de trabalho.

Avaliação

Sendo a formação um processo em que se pretende a qualificação dos formandos, o processo de avaliação de competências e conhecimentos deve ser claro, objetivo, e conhecido por todos os intervenientes no processo formativo.





AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA





A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.








AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA





Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.





Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:





Pontualidade e Assiduidade;


Domínio dos Assuntos;


Generalização dos Saberes;


Participação;


Responsabilidade;


Relações Interpessoais.





No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resulta final da avaliação contínua espelhado no modelo Resultados da Avaliação Contínua.





AVALIAÇÃO SUMATIVA





A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:


Fichas / testes escritos;


Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);


Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);


Apresentações sobre determinado tema;


Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.





No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente ‘Grelha de avaliação Final’ [Mod_020], sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.





A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:





Avaliação Contínua Exame Escrito Classificação Final Resultado


3 – 5 8 - 15 11 – 20 Apto

Observações

Lei 6/2013 de 22 de Janeiro; Portaria 251-A/2015 de 18 de Agosto; e legislação complementar

Metodologia

Ao longo deste curso, e considerando as temáticas a abordar, a equipa pedagógica deverá recorrer aos seguintes métodos pedagógicos aplicando, em função dos conteúdos, o método mais adequado:


Método expositivo


Método interrogativo


Método ativo





Sempre que possível, assumirá primordial relevo o método ativo, focalizado no formando como potenciador dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação, não sendo de descurar os restantes métodos (expositivo e interrogativo).