Sendo a formação um processo em que se pretende a qualificação dos formandos, o processo de avaliação de competências e conhecimentos deve ser claro, objetivo, e conhecido por todos os intervenientes no processo formativo.AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICAA avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais. AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUAAo longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:Pontualidade e Assiduidade;Domínio dos Assuntos;Generalização dos Saberes;Participação;Responsabilidade;Relações Interpessoais.No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resulta final da avaliação contínua espelhado no modelo Resultados da Avaliação Contínua.AVALIAÇÃO SUMATIVAA avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:Fichas / testes escritos;Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);Apresentações sobre determinado tema;Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente ‘Grelha de avaliação Final’ [Mod_020], sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:Avaliação Contínua Exame Escrito Classificação Final Resultado 3 – 5 8 - 15 11 – 20 Apto